|
O Estuque como Elemento de Decoração de Interiores
O Estuque está presente no quotidiano da arquitetura, operando como caraterizador de ambientes arquitetónicos, quer como revestimento (paredes e tectos), quer como decoração (decoração ornamental de paredes e tectos estucados), sendo por isso inegável o seu impacto nos espaços interiores.
No conceito de ambientes decorativos, intervêm as distintas artes móveis e imóveis que contribuem para a ornamentação de um espaço. O Estuque é um elemento decorativo de integração arquitetónica.
Assim, podemos considerar as Artes Decorativas, em 3 grandes grupos:
-Artes Decorativas Móveis
As Cerâmicas (porcelana, faiança) ; Ourivesaria e Metais (pratas, peças de bronze, estanho, latão) ; Vidro ; As Encadenações; O Mobiliário; Os Têxteis.
-Artes decorativas de Integração Arquitectónica
A Talha; A Azulejaria; O Estuque; Pintura Decorativa; Trabalhos de Parquet
-Artes Decorativas de Ornamento Humano
A Joalharia; O Traje
Como vimos os Estuques/Decoração Estucada deve ser entendida como parte integrante da arquitetura, como protagonista fundamental e geradora de ambientes personalizados de interiores.
Os elementos decorativos modelados e fundidos de gesso são caraterizadores de uma arte, a 2ª maior a seguir ao azulejo, ainda. Infelizmente os tempos comtemporâneos, têm trazido a redução de sua utilização, dado que a progressiva industrialização, e mau gosto, a partir dos meados do século XX veio valorizar as técnicas decorativas de menor complexidade e maior economia de tempo e meios.
A abordagem feita no paragrafo anterior torna a Arte do Estuque uma técnica rara cada mais utilizada para decorar espaços únicos e de requinte incontestável.
|